Dicas

Verificações, Antes de Começar a Pedalar.

Para a sua segurança e conforto deve verificar sempre os seguintes pontos antes de começar a pedalar:

1. Começe por verificar as pressões dos pneus, pressões desajustadas podem provocar furos desnecessarios ou instabilidade na condução da bicicleta. Pneus com pouco ar diminuem a estabilidade da bicicleta, aumenta probabilidade de furos e dificultam o rolar da bicicleta. Demasiada pressão, causa perda de estabilidade e desconforto. A pressão deve ser regulada tendo em conta os limites aconselhados pelo construtor, peso do ciclista e utilização pretendida.

2. de seguida verifique as pressões e as regulações das suspensões, caso a bicicleta tenha este equipamento. Ter umas suspensões mal reguladas è quase pior do que não as ter, pois provoca uma  falsa sensação de controlo e segurança, alem de que não está a tirar partido das potencialidades da sua bicicleta. Esta verificação não implica a utilizar a bomba de ar das suspensões. A melhor maneira é saber o SAG das suspensões da sua bicicleta, e sempre antes de ir pedalar fazer o teste de SAG ás suas suspensões. Só assim pode tirar o maximo partido da sua bicicleta. Se verificar que está com SAG desapropriado ai sim corrigir a pressão com a bomba de ar para suspensões.

3. verifique sempre o estado da corrente. A corrente é a peça mais importante da transmissão da sua bicicleta. Uma corrente mal lubrificada diminui o rendimento da pedalada e a duração e fiabilidade da transmissão.

4. certifique-se que as rodas têm os apertos rapidos bem apertados, atenção bem apertados não é apertados em demasia.

5. verifique também a altura do selim, só assim consegue tirar todo o rendimento da pedalada. O selim demasiado alto pode trazer lesões nos joelhos nas ancas e na coluna. O selim demasiado baixo atrofia-lhe os musculos e aumenta o cansaço, condicionando o rendimento e o prazer de andar de bicicleta.

e boas Pedaladas .



Como Lubrificar a Corrente.

A corrente da bicicleta è a parte mecanica da bicicleta mais exposta ao desgaste.

Para uma boa lubrificação deve-se utilizar um lubrificante adaptado as condições atmosfericas.

Quando o tempo esta seco ou ligeiramente humido deve utilizar-se um lubrificante à base de Teflon pois a ausencia de gordura em demasia não permite que as poeiras e areias de agarrem a corrente, mantendo-a limpa durante mais tempo, e mantendo um bom nivel de lubrificação e limpeza. No caso de usar este tipo de lubrificante deve lubrificar a corrente ou todas as vezes que vai pedalar ou a cada 50 kms. Recomendamos FINISH LINE Teflon Seco, tampa vermelha,

Quando o tempo esta bastante humido, chuvoso ou a zona para onde vai pedalar tiver muitas poças de agua, deve utilizar-se um lubrificante para tempo humido, pois tem uma caraceristica mais espessa e com mais resistencia a lavagem provocada pela agua. No caso de utilizar este tipo de lubrificante  deve ter especial atenção ao juntar de lixo na corrente, pois provoca um desgaste permaturo na transmissão. Recomenda-mos FINISH LINE Cross Country, tampa verde.

* Deve utilizar somente lubrificantes recomendados para bicicletas de qualidade reconhecida.

 



Como Lavar a Bicicleta.

A lavagem da bicicleta é o chamado mal necessario.
Para um bom desempenho duração e fiabilidade da bicicleta é necessario que todas as partes móveis, transmissão, suspensões  rodas, travões, estejam limpas e lubrificadas.
Para a corrente deve utilizar-se um desengordurante que não afecte as borrachas, nós recomenda-mos Finish Line Ecotech. ( nunca utilizar solventes à base de petroleo ou seus derivado, pois danificam todos os vedantes do componentes ).

Para os restantes componentes deve-se utilizar um detergente neutro e não corrosivo, nós recomenda-mos Motorex Bike Clean, e detergente para automoveis.( nunca utilizar detergentes da louça ).

Sem passar previamente água e com a bicicleta seca pulverizar com o desengordurante toda a zona da transmissão, corrente, cassete e pedaleira. Deixar actuar o desengosdurante durante 5 minutos. Passar água.

No final enxaguar bem, para retirar todos os restos de detergente. Secar com um pano seco.

Se possivel dar uma volta de em estrada de 5 minutos para eliminar eventuais restos de água dos vedantes e rolamentos.

Para os restantes componentes deve-se utilizar um detergente neutro e não corrosivo, nós recomenda-mos Bike Clean da Motorex e detergente para automoveis. ( nunca utilizar detergentes da louça ).

* Utilize o desengordurante somente nas zonas de transmissão da bicicleta.

* Se necessitar de desengordurar os travões de disco utilize ou alccol ou Brake Clean  da Motorex.

* Nunca deve lavar a bicicleta ao sol nem deixar os detergentes ou desengordurantes actuar demasiado tempo ou secar nas peças em que estão a ser utilizados, pode causar danos no acabamnto e pinturas dos produtos.

* Deve utilizar somente produtos recomendados para bicicletas e nunca outros.

Atenção: Não colocar desengordurante nos travões, o desengordurante FINISH LINE Ecotech contem uma cera protectora da oxidação que pode colocar em causa a prestação da travagem.